( Resenha ) Valentes: Histórias de pessoas Refugiadas no Brasil de Aryane Cararo e Duda Porto de Souza @editoraseguinte - Clã dos Livros

( Resenha ) Valentes: Histórias de pessoas Refugiadas no Brasil de Aryane Cararo e Duda Porto de Souza @editoraseguinte

Compartilhe:

Editora Seguinte

Leia a Sinopse AQUI

Resenha


Valentes é uma obra de não ficção que evidencia o refúgio. Eu gosto de resumir desta forma, pois temos muito mais que histórias no livro. Temos conteúdos enriquecedores, que trata das leis, dos direitos, dos deveres, e dos tantos motivos que levam uma pessoa a se refugiar em outro país.

Numa edição linda, repleta de mapas e informações, começamos a compreender todo o histórico de refúgio do nosso país. 

Com o cuidado em provar aquilo que escrevem, as autoras reuniram dados reais. Ao resgatarem esse perfil histórico, elas conseguem demonstrar a importância em acolher. Mas, ao mesmo tempo, elas não fecharam os olhos para a atual realidade dos refugiados, que são vítimas constantes de preconceito e que ainda, vem sendo culpados pelas falhas do nosso sistema político. 

Por mais assustador que seja, algumas pessoas e alguns políticos são contra a política de acolhimento aos refugiados. Assim sendo, essa obra vem para demonstrar o quanto essas pessoas estão erradas.

"Diante de uma questão humanitária, na qual pessoas como nós se veem vítimas de perseguições, catástrofes, guerras e ameaças, não deveria haver vozes dissonantes. Como dizer para uma mãe que passa fome que não pode tentar dar uma vida melhor para seus filhos? Como dizer para um homem que ele deveria ficar no seu país para morrer? Não podemos fechar as portas para o outro quando há vidas em risco."

As autoras mapeiam de onde vem a maior parte dos refugiados no Brasil, e ainda para garantir mais riqueza no que diz a conhecimento na obra, demonstram os motivos que levam tais pessoas a se refugiarem.

Guerras, perseguições políticas e religiosas, sistemas completamente cruéis de governo... 


São motivos tristes, que fogem da linha do que diz respeito a essência humana. Aliás, é válido ressaltar que muitas destas pessoas que fogem de sua terra natal, nem sobrevivem para contar suas histórias.

Aryane e Duda, além de fazerem todo esse compilado histórico, destacando a atual face no cenário nacional; ainda deram voz a algumas pessoas que hoje estão refugiadas em nosso país.

"Eles chegaram no Brasil fugindo. Da guerra, da intolerância religiosa, de grupos armados, da calamidade pública, da miséria, da falta de perspectivas humanitárias. "Fuga" é a palavra para todos, mas não é uma boa palavra. Dá a ideia que os estrangeiros que aqui chegaram estão em dívida com seu país de origem. Quando na verdade, é a humanidade que está em dívida com eles."

Eu considero essa obra uma das mais importantes no que diz respeito a não-ficção. Por todos os motivos que já relatei acima, mas ainda por dar uma visão do aspecto cultural desses países onde não é possível se viver bem. E tudo isso numa linguagem simples, fácil de ser compreendida.


Recomendo, acredito ser de leitura obrigatória, e espero que essa obra ganhe ainda mais notoriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

test banner