5 Estrelas,

( Resenha ) Para Amar Clarice de Emília Amaral @FaroEditorial

27 outubro Larissa 0 Comments

Faro Editorial
Clique na capa e compre na Livraria Cultura

Confira a sinopse do livro AQUI.


Resenha


"Clarice dedicou sua vida a narrar o inenarrável, a dizer o que ultrapassa as palavras, a procurar a realidade por meio de um constante e atormentado uso da linguagem que constitui o meio privilegiado através do qual se alude à coisa, ao selvagem coração da vida, à opacidade e aos mistérios do mundo intocado de forma direta pelos seres culturais e tão distantes da natureza que nos tornamos."
Clarice Lispector é um ícone da literatura e com certeza você já viu alguma frase de algum de seus livros pela internet.
Por conta da profundidade de suas histórias, quotes foram disseminados e poucas pessoas não reconhecem o nome da autora.

Este livro publicado pela Faro Editorial veio com intuito de auxiliar a leitura desta tão renomada autora. Emília Amaral apresenta algumas explicações e conexões das obras de Clarice para aqueles que gostam da escrita da autora ou aqueles que precisam ler por conta de algum estudo de literatura.

"Sou brasileira naturalizada, quando, por uma questão de meses, poderia ser brasileira nata. Fiz da língua portuguesa a minha vida interior, o meu pensamento mais íntimo, usei-a para palavras de amor. Comecei a escrever pequenos contos logo que me alfabetizaram, e escrevi-os em português."

Primeiramente vamos conhecer um pouco da vida de Clarice e como foi o desenvolvimento dela como autora.
Depois Emilia vai utilizar os capítulos para explicar um pouco sobre as principais obras de Lispector, fazendo ligações com outros contos e dando sugestões de ordem de leitura das obras. Basicamente cada capítulo tem como foco uma obra.



Muito interessante ver essa análise de como o autor desenvolve uma história aproximando o leitor da personagem ou fazendo com que se identifique com o enredo. A mensagens que estão no passar de cada página bem como os sentimentos contrário que temos lendo algumas das histórias. Como é possível sentir pena e raiva ao mesmo tempo de um personagem?

"Bloqueadas em termos de iniciativa e de decisões pela autoridade masculina, cabe às mulheres o mundo restrito, porém trabalhoso, do lar. Elas se entregam aos afazeres do cotidiano - o marido, os filhos, a casa - num esforço de organização que se torna obsessivo na exata proporção em que desse desempenho depende o seu equilíbrio interior. Ou melhor: a faina doméstica transforma-se no único horizonte preenchedor de sua carência de horizontes, da redução de sua humanidade, circunscrita a um único espaço, pequeno e portanto repetitivo, monótono, alienador."



Após realizar a leitura da análise conseguimos perceber as semelhanças que existem nos escritos e também as singularidades de cada história. Com a ordem cronológica das obras elencadas e também a ordem sugerida por Amaral, separei a lista de obras que pretendo ler começando pelos que percebi ser mais fácil de fluir a leitura comparando meu gosto literário com as sinopses e análises fornecidas.

Um livro com a escrita é simples e de fácil entendimento. Existem várias passagens das histórias que estão sendo analisadas, deixando a leitura mais agradável e completa. 

A diagramação está excelente e cada início e término de capítulo vem com uma ilustração que dá todo o charme que o livro merece.


Uma ótima dica para aqueles que amam ler Clarice, aqueles que desejam começar a leitura e gostaria de uma sugestão de por onde começar e também para aqueles que estão se formando em Letras ou querem se aprofundar no estudo da literatura.

"Por meio da literatura, conhecemos outras vidas, outras histórias, outras linguagens que se incorporam a nós, e por isso ampliam nossas mentes. Ajudam-nos a ver mais e melhor quem somos, o que queremos, como enxergamos e valorizamos os outros, e também o contrário: o que consideramos menos importante, o que repetimos às vezes por hábito, o que gostaríamos de fazer e não conseguimos."

0 comentários: