( Resenha ) O Cavalo Perfeito de Elizabeth Letts @pandabooks - Clã dos Livros

( Resenha ) O Cavalo Perfeito de Elizabeth Letts @pandabooks

Compartilhe:
Livros de Guerra
Panda Books

Leia a sinopse AQUI

Resenha

O Cavalo Perfeito é uma história baseada em fatos reais. Ela acontece principalmente no final da Segunda Guerra Mundial. 

 A autora, Elizabeth Letts, parece ter feito uma majestosa pesquisa para nos trazer uma história pouco contada, de como os alemães eram fascinados pela perfeição das raças, e não somente da raça humana. Além das barbáries feitas com seres humanos, Hitler também desejava ter a melhor raça de cavalos do mundo e para isso enviou seu "melhor" homem, o alemão Gustav Rau para tomar os cavalos mais capacitados e nobres para o cruzamento e criação do Cavalo Perfeito. 

"Mas desde então Rau vivia obcecado: queria que o cavalo alemão fosse o melhor do mundo, um objetivo que ele esperava atingir fazendo uso dos princípios da herança genética, até então pouco compreendidos."

Durante toda a segunda guerra, os cavalos foram uma enorme força motriz. Eles foram utilizados em números astronômicos, em ambos os lados. 

O Haras Janów Podlaski na Polônia foi um dos alvos. Lá foi o local do nascimento do belíssimo Wites, puro sangue árabe. Muitos animais foram tomados e levados e os que foram mantidos no local, passaram, ao longo do tempo, por situações muito difíceis. 

A Academia Spanische Hofreitschule, em Viena, uma academia centenária de adestramento de cavalos da raça lipizzan, foi mais um dos que sofreu nas mãos da Alemanha nazista. Lá conhecemos o garanhão lipizzan austríaco Neapolitano Africa. Seus lindos cavalos brancos também foram confiscados. 

"Batizada em homenagem à origem espanhola dos seus primeiros cavalos, a escola era famosa por exibir os mais finos equinos de uma raça rara: o nobre lipizzan. Tão valiosos coimo qualquer obra prima pendurada nas paredes dos museus de Viena, esses animais eram únicos, da ponta da orelha a ponta dos cascos: do manto branco feito de neve, passando pela cabeça de porte aristocrático até os olhos profundos e castanhos ... Não havia nada igual no mundo."



Em meio às bombas, tanques, extermínio dos judeus, Gustav Rau seguia com os planos nazistas. Ele tinha certeza de que era o homem mais capacitado para o serviço de criação da raça perfeita, afinal ele era alemão. Porém seu conhecimento sobre genética era zero, já que na época ainda não haviam estudos nessa área. Ele então resolve cruzar parentes equinos a fim de criar a raça mais aprimorada e perfeita, porém sabemos bem os problemas genéticos advindos desse tipo de cruzamento. 

O Cavalo Perfeito nos apresenta muitos heróis. Andrzej Kristalovich  na Polônia e Alois Podhajsky  em Viena, são alguns. Eles se desdobraram, se arriscaram em vários momentos para protegerem o máximo de cavalos que conseguiram, mantendo boa parte deles vivos até o final da guerra. Mas também sofreram muitas baixas, perdendo muitos animais de maneira dramática. 

"Enquanto conversavam, eles também observavam os frutos do seu trabalho: as éguas malhados com seus potros ao lado; Ofir, o garanhão de porte nobre; os três gloriosos cavalos de apenas um ano de idade. A ideia de que todos eles poderiam ser massacrados era simplesmente devastadora demais. Mas embarcar em uma longa viagem com os cavalos seria também uma empreitada difícil."

Os americanos  tiveram um papel fundamental na história, pois foi com a chegada deles que a esperança brotou para os europeus que ficaram com os cavalos em meio ao final da guerra, com a chegada de tropas russas famintas. 

Esse livro é maravilhoso. Uma leitura emocionante e muito envolvente. Carregada de detalhes, nos mostra a todo momento como o envolvimento dos homens com os cavalos da história podem ser ricos e belos, mas também nos apresenta sem cortinas algumas das crueldades e barbáries da guerra.

Os animais foram descritos de maneira majestosa, com muito carinho e riqueza de detalhes. Todos os humanos envolvidos, que se esforçaram e se arriscaram para salvar os cavalos, são responsáveis pela vitória final e foram de alguma maneira homenageados ao serem sitados neste livro.

Me emocionei em alguns momentos e me envolvi demais. Uma história perfeita para uma adaptação cinematográfica. Fico na torcida!

A edição publicada pelo selo Livros de Guerra da Editora Panda Books é belíssima, com capa dura e destaques em verniz, efeito áspero e também baixo-relevo. Linda! A diagramação também merece elogios, sóbria, confortável, com fotos e paginas pretas abrindo os capítulos. Um livro perfeito para presentear alguém ou a si mesmo.

Eu amei O Cavalo Perfeito e recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

test banner