( Resenha ) A Pequena Livraria dos Sonhos de Jenny Colgan @editoraarqueiro - Clã dos Livros

( Resenha ) A Pequena Livraria dos Sonhos de Jenny Colgan @editoraarqueiro

Compartilhe:

Editora Arqueiro

Leia a sinopse AQUI

Resenha


Eu amo livro que tem como personagens principais os leitores. E amo mais ainda quando a temática em si explora o universo literário.

A Pequena Livraria dos Sonhos traz justamente isso, e já consigo adiantar que trata-se de uma leitura indicada principalmente aos leitores sonhadores (aqueles que se pegam imaginando o enredo de um livro romântico na vida real).

Nina é uma bibliotecária completamente apaixonada por livros. Ela vive com a cara enfiada nas leituras, prefere se manter em casa lendo, a sair para conhecer gente nova. 

Resultado de imagem para gif lendo

Por amar os livros, Nina considerava seu emprego perfeito, e assim, estava completamente estagnada no mercado de trabalho. E mais: tinha uma coleção exagerada de livros (sim gente, Nina estava fugindo do saudável - #quemnunca -, pois a casa que dividia com sua amiga não estava suportando armazenar tantos livros).
"Tentei te ajudar quando algo dava errado e você comprava um livro, e algo ia bem e você comprava um livro, e chovia e você trazia uns livros para casa, e quando fazia sol e ai você ia comprar mais livros..."
Como todas as histórias, acontece uma reviravolta que faz com que nossa protagonista precise rever sobre os rumos de sua vida. Nina fica desempregada, e ao repensar em tudo que almeja para si, chegou a conclusão que gostaria de levar livros para as pessoas, uma biblioteca móvel.

"Ajudar as pessoas a encontrar aquele livro que mudaria a vida delas, ou que as faria se apaixonar, ou superar uma decepção amorosa."
Para isso, precisaria de uma van imensa para suportar toda a quantidade de livros que tinha. Dessa forma, buscando o "veículo ideal", Nina acaba indo parar numa cidadezinha da Escócia. Então, descobre que os costumes desse povo somados a uma vida bucólica, podem ser tudo aquilo que precisava para ter o seu final feliz.

Jenny Colgan cria uma história completamente leve e gostosa. Os elementos dispostos em seu livro, como citei no início de minha resenha, são voltados aos leitores mais sonhadores.


Nina se enquadra completamente nesse perfil. E Jenny, como uma fada madrinha, dá à personagem tudo que esperamos de um bom romance: um lugar maravilhoso, uma melhor amiga incentivadora, mocinhos lindos e conquistadores... 

Porém, ao mesmo tempo, Jenny consegue nos mostrar que, por vezes, sonhar demais pode nos fazer perder grandes oportunidades de vivermos uma grande história. E talvez, ainda, sonhar demais e criar expectativas a partir de contextos literários, poderá causar uma certa frustração com a realidade.

"(...) nunca tinha conhecido algum homem que chegasse aos pés dos heróis dos livros que tanto amava..."
Eu meu apaixonei pelo livro justamente por ter esse contraste, por mostrar que podemos amar os nossos livros; as nossas leituras e ao mesmo tempo, vivermos no mundo real; nos dando conta de todos os detalhes que estão bem à nossa frente que podem sim ser o nosso final feliz. Além do mais, ela ainda enfatiza o poder da leitura; aquela coisa poderosa que transforma, conforta e preenche. 

A narrativa é em terceira pessoa, trazendo romance, comédia e muitas referências literárias. Qualquer leitor assíduo vai se encantar por Nina e, não posso deixar de dizer, pela Escócia (e pelos escoceses).

E o que é essa edição dos sonhos? Um verdadeiro encanto.

Mesmo não sendo um livro que você ficará preso por horas (e acredito que essa era mesmo a intenção da autora), ele é especial, não por prender e tirar o sono, mas por trazer leveza e conseguir abrir os olhos do leitor para o mundo. 

"Mas agora parece que enfim você está fazendo as duas coisas: lendo e vivendo."
Recomendo! Já quero mais livros da autora na minha estante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

test banner